quinta-feira, 29 de novembro de 2018

SINSEPUSMA promove protesto contra descaso da prefeitura, e manifestantes pedem a renuncia do Prefeito Frasquinho Tavares

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Maranhão promoveu um ato público, na manhã desta quinta-feira (29/11/2018), em repúdio à administração pública. Os motivos são a falta de respeito com os santanenses, desvalorização do funcionalismo, sucateamento na (saúde; educação; assistência social; agriculta; meio ambiente), abandono de prédios públicos, ausência de políticas públicas, ausência do prefeito, falta de transparência, omissão do poder legislativo, pouca intensificação do MP diante de tamanho descaso da gestão, lentidão do judiciário, descaso com a infra-instrutora da cidade que influi na qualidade de vida do cidadão santanense.
 A concentração do ato ocorreu defronte à Prefeitura e Câmara de vereadores, e reuniu diretores do Sindicato, servidores municipais e sociedade em geral. Os manifestantes discursaram, apresentaram cartazes com reivindicações e estenderam faixas de protestos demonstrando toda a indignação com a má gestão da administração pública. O objetivo principal do evento foi pedir que o prefeito reconhecesse a sua incompetência e a da sua equipe e humildemente renunciasse para o bem de Santana do Maranhão     
 “Esse movimento é apartidário, foi deliberado pelo SINSEPUSMA para reivindicar, denunciar e também repudiar a esta Administração que, desde o inicio da sua gestão, tem massacrado as políticas públicas e não tem valorizado o servidor público que é peça fundamental para o pleno funcionamento da máquina pública”, disse o presidente do Sindicato, Francisco Tavares Pereira.
 O presidente espera que a manifestação sensibilize o poder legislativo, que infelizmente tem se tornado apenas espectador dos “atores” da maquina pública, e que o Prefeito por está perdido igual “cego em tiroteio” tenha a hombridade de reconhecer que Santana foi desconstruída por sua gestão em apenas dois anos, e precisa ser reconstruída. Para isso a sua renuncia é a única porta de esperança para o povo de Santana do Maranhão.
Para não ser injusto com o poder legislativo, exaltamos a participação do vereador Carmelita que esteve conosco oferecendo total apoio, mesmo dotado de limitações por causa da saúde, e entendemos a ausência do vereador João do povo que por motivo de força maior não pode participar do evento.
Parabéns aos que vieram!
Parabéns aos que não puderam vir!
Parabéns aos que fugiram!
Parabéns aos que se omitiram!
Seguiremos lutando Santana do Maranhão!
VEJA VÍDEOS DA MANIFESTAÇÃO

Presidente do Sindicato (Francisco Tavares )


                                                                Secretário do Sindicato(Francisco lima)


                                                                     Professora (Dalvanira)


                                                          Professor (Everaldo Barbosa) 


                                                          
  Professora(Cleonice)

                                                                      
                                                                        Vereador (Carmelita)


                                                            Presidente do S.T.T.R de Santana- MA (Reginho)


                    Secretário do S.T.T.R (Zé Biríca)
                                           


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

(VÍDEO) PRESIDENTE DO SINSEPUSMA: Manifestação Legitima de caráter apartidário, Pacífica, urgente e de interesse coletivo. Santana do Maranhão vive a pior crise de sua Historia...

Em meio a muitos gestos de indignação do povo santanense que não suporta mais os desmandos da atual administração, terá a oportunidade de mostrar que não aceitará calado todos os absurdos que estão ocorrendo no município de Santana do Maranhão convidaram você também para fazer parte dessa luta que envolve todos, por melhores condições de vida, saúde, educação de qualidade. Envolverá temas também sobre direitos dos servidores, sucateamento da cidade, respeito com os santanenses, transparência, corrupção e tantos outros.

Lutaremos para resgatar Santana do Maranhão com dignidade, onde o sentimento não estará apenas na bandeira política/partidária, e sim na própria realidade. E lembre-se um município mudo não muda. Levanta-se daí e venha para a rua também! Contamos com você nesse movimento apartidário específico.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ALERTA TOTAL! Prefeito de Santana do Maranhão até o momento não efetuou deposito da primeira parcela do 13º salário


Por lei, a administração tem a liberdade de efetuar os depósitos até 30 de novembro. Já a segunda parcela, com os descontos no caso dos servidores da ativa, tem de ser paga até 20 de dezembro.  

A situação de instabilidade financeira causada por um desgoverno sem compromisso preocupa o SINSEPUSMA- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Maranhão. Portanto nos coloca em alerta dos riscos reais sobre o descumprimento de mais um direito trabalhista.

O Sinsepusma aguardará o prazo máximo regido por lei para o pagamento integral do 13º salário. Caso não haja cumprimento, reivindicaremos uma posição da gestão em via judicial.   



segunda-feira, 12 de novembro de 2018

SINSEPUSMA protocola ofício na Secretaria de Educação solicitando documentação que legitima o CAE e CME

Na manhã desta segunda-feira (12) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais  de Santana do Maranhão- SINSEPUSMA, protocolou na Secretaria Municipal de Educação o Oficio 13/2018, que solicita a lista nominal dos atuais conselheiros que compõe os respectivos conselhos;foi requerido também a função de cada conselheiro e todas as atas do ano de 2018.   
O sindicato entende que os atuais conselhos estão no anonimato. A sociedade santanense desconhece os integrantes que compõe os referidos conselhos.  Pela importância fiscalizadora, principalmente no quesito fiscalização está de certa forma se omitindo das responsabilidades, mesmo diante do sucateamento notório dessa gestão com o sistema educacional de Santana do Maranhão. Não podemos ser meros espectadores de um show de pirotecnia, enquanto as cenas que assistimos do atual governo são extremamente duvidosas. Não sabemos absolutamente nada das atribuições dos conselheiros diante da gestão do prefeito Fransquinho Tavares e seu secretário de Educação

Confira algumas atribuições dos supracitados conselhos

Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e fiscalizar diretamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.(Fonte: Interne-te)
Conselhos municipais de educação (CME)

O conselho municipal de educação é um órgão que possibilita a participação e o controle social das políticas educacionais, reunindo representantes da comunidade escolar e da sociedade civil. Embora não exista legislação federal que determine sua criação, a existência do conselho como instituição encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e na Lei 10.172 de 09/01/01, sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

O conselho deve ser criado por lei municipal, definindo a composição básica do órgão, o número de membros e os mandatos, podendo exercer função normatizadora, deliberativa, de assessoria e/ou fiscalizadora.

Dentre as atribuições dos CMEs, está a participação na elaboração de seus respectivos planos municipais de educação – documento que define o planejamento da política educacional do município para cada decênio e deve ser construído com base nas metas do plano nacional.

O MEC realiza o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho). Instituído pela Portaria Ministerial 3.272 de 2003, o Programa tem como objetivo “incentivar e qualificar a participação da sociedade na tarefa de avaliar, definir e fiscalizar as políticas educacionais (...); ampliar a capacidade de entendimento e de atuação dos conselheiros municipais de educação, bem como fomentar a criação de novos Conselhos Municipais de Educação e, ainda, consolidar uma estrutura educacional que possibilite a inclusão social com eficiência”.(Fonte: Interne te)

Segue, abaixo, cópia do ofício



domingo, 11 de novembro de 2018

CONVITE: Venha participar de uma grande “manifestação” e lutar por uma Santana do Maranhão decente


O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTANA DO MARANHÃO, representado por seu presidente Francisco Tavares Pereira tem a imensa honra de convidá-lo a se unir em uma "manifestação" contra uma administração nefasta e injusta com os servidores, contra os santanenses e contra as mazelas praticadas nos quatro cantos da cidade.   Vamos lutar contra um gestor que nada faz pelo município. Os servidores, vereadores, instituições, comerciantes e cada cidadão deverão se unir para lutar contra essas injustiças e para garantir nossos direitos.

Só a luta garante os nossos direito!

DATA: 29/11/2018 (QUINTA-FEIRA)

LOCAL: Em frente à Prefeitura

Horário: 8h30

Sua presença é muito importante para nós

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sinsepusma protocola ofícios informando Comando da Policia Militar, Comando da Guarda Municipal, Delegado de Policia Civil e Ministério Público sobre Manifestação dos servidores


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Maranhão protocolou ofícios junto ao Comando da Policia Militar, Comando da Guarda Municipal, Delegado de Policia Civil e Ministério Público, na manhã desta quinta-feira (08), para informar sobre a decretação da manifestação após reunião realizada ontem, na sede do Sindicato. A categoria, que vem sendo desrespeitada em todos os âmbitos pelo atual governo, decidiu ir pra rua no dia 29 de novembro de 2018 para denunciar todas as mazelas produzidas por um governo que não tem e nunca teve compromisso com os santanenses.
                                               Confira Ofícios 
Ministério Público

Delegacia de Polícia Civil 

Comando da Guarda Municipal de Santana-ma
Comando da Policia Militar de Santana-MA


quarta-feira, 7 de novembro de 2018

SINSEPUSMA: Servidores de Santana do Maranhão farão manifestação contra descaso do prefeito dia 29 de novembro em frente à prefeitura



Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (07) na sede do Sindicato, ficou acertado que será realizado uma manifestação no dia 29 de novembro de 2018(quinta-feira) a partir das 08:30h em frente a Prefeitura de Santana do Maranhão  em resposta ao descaso do  gestor municipal com relação as reivindicações dos servidores públicos municipais, inexistência de políticas públicas, ausência de transparência e todo caos protagonizado por essa engessada gestão.

                                                                                                                                      

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Movimento: Presidente convoca diretoria e servidores para reunião nesta quarta-feira (07)

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Maranhão (Sinsepusma), convida todos(as) servidores(as) e interessados  para uma reunião na sede do Sindicato, amanhã quarta-feira (07), a partir das 08h30min.
O Sindicato quer a participação de todos no planejamento e programação da manifestação contra as mazelas cometidas pelo  governo de Fransquinho Tavares. Portanto todos servidores estão convocados a comparecerem para esta reunião. Não esqueça reivindique para não lamentar depois!
Lembrando a todos que a data da manifestação sairá da reunião de amanhã de forma consensual.