É sabido por todos que a prefeitura de Santana do Maranhão sempre comete equívocos. Dessa vez o atropelo aconteceu através da Semed ao postar nas redes sociais a seguinte informação: “servidor valorizado; pagamento dos servidores na conta; a prefeitura informa que os vencimentos dos professores, relativo ao mês de fevereiro/2020 já está disponíveis nas respectivas contas bancárias desde o dia (21) construindo uma nova história”.
O tímido informe, proferido pela Semed , notadamente em desarmonia com vários princípios administrativos , em especial a marginalização dos demais servidores que também ajudam no processo de funcionamento da máquina pública. O lacunoso comunicado revela e confirma de forma implícita, a desastrosa desarmonia existente no desgoverno de Fransquinho Tavares (PCdoB). A afirmação: “servidor valorizado; construindo uma nova história”, reforça drasticamente a ironia, insistentemente utilizada por um grupo de pessoas que não conseguem demostrar nem um ato coerente da administração pública.
A intenção de fazer um marketing em pleno ano eleitoral com informações que são desconexas, com a essência real do grupo que pensa saber governar alguma coisa, pode proporcionar um efeito contrário. Dizer que esse governo valoriza servidor, é uma aberração! A certeza que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Maranhão-SINSEPUSMA, e toda população santanense que tem acompanhado, é a total desvalorização dos profissionais da Educação e demais servidores municipais. Estranhamente, sexta-feira, 21 de fevereiro, apenas os profissionais da educação tiveram depositados os seus salários, direito conquistado há anos, e o atual governo transforma o ato de valorização. Imagina se todos os servidores estivessem recebidos os seus vencimentos, a cidade de Santana receberia uma festa de carnaval por parte do atual prefeito jamais vista na região.
Desde o início da atual gestão, em vários momentos, a administração municipal atrasou o pagamento de salários do funcionalismo, comprometendo a situação financeira dos trabalhadores e, consequentemente, de milhares de famílias santanenses.
Em todas as ocorrências de atrasos salariais, o SINSEPUSMA notificou e denunciou o governo municipal pedindo esclarecimentos e solicitando o imediato pagamento dos servidores, já que a prefeitura recebe regularmente os recursos destinados para a aplicação na Administração Municipal.
Ao longo da atual gestão, servidores já tiveram perdas salariais significativas, inclusive com escalonamento de salários em anos anteriores, além de perseguições contra servidores em detrimento de contrapor a ideologia da atual gestão.
O SINSEPUSMA está em constante luta pela valorização profissional de todas as categorias, solicitando continuidade na negociação salarial pelos índices retroativos, ainda não pagos pela prefeitura, e inclusive reivindicando que respeite a lei do Plano de Cargos e Salários, o qual foi aprovado pelo governo passado e ignorado pelo atual.
O Sindicato considera todas as funções publicas municipais importantes, não prioriza apenas o professor, médico, dentista, assistente social... Em fim, a nossa luta em defesa do professor é a mesma em defesa das demais profissões. Somos uma instituição que de fato buscamos incansavelmente a “valorização do servidor”.